Itamiris,
1) Peça para o pediatra dela relate as condições dela e indique a necessidade de acompanhante porque nem todas as crianças com síndrome de down necessitam de acompanhante.
2) Com este relato/laudo em mãos, você poderá escrever documento formal para a direção da escola indicando a legislação de inclusão alertando que é necessário ter um acompanhante em 2019 e peça que a direção responda por escrito. O seu documento faça em duas vias, uma via entrega e outra protocola e guarda.
3) A direção deverá lhe dar uma devolutiva por escrito. Com esta resposta negativa e sua cópia protocolada entre com uma denúncia junto ao Conselho Tutelar de seu município para intervir junto a Secretaria de Educação. Se não resolver você faz a denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado. A denúncia junto ao MP é feito pelo site.
Caso precise, eu elaboro a defesa do aluno no campo administrativo, fundamentado na legislação, mas cobro honorários para elaborar os documentos. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
ok?
abraços